Pesquisar no Black Star

sábado, 20 de agosto de 2011

Enjoy: Yngwie Malmsteen




Lars Johan Yngwie Lannerbäck nasceu em Estocolmo no dia 30 de junho de 1963.
Aos 7 anos passou a se dedicar inteiramente à música e parou de ir à escola. Aos 18 anos virou guitarrista do Steeler (não confundir com o Steeler alemão, banda que já teve Axel Rudi Pell) com o qual gravou somente um álbum, (Steeler, 1983). Logo após se juntou ao Alcatrazz do grande Graham Bonnet, lançou alguns discos ao vivo e o épico No Parole From Rock'n'Roll de 1983 com os clássicos "Jet to Jet" e "Hiroshima Mon Amour".


Malmsteen e Bonnet no Alcatrazz
 Famoso pela postura "estrelinha", o virtuoso Malmsteen decide que era hora de seguir em carreira solo, devido às "limitações musicais" impostas pelos líderes das bandas pelas quais passou. Em 1984 é lançada a obra-prima que consolidou o Neo-Classical Metal: O Rising Force, com uma formação de peso incluindo ninguém menos que o versátil Jeff Scott Soto; um dos melhores baixistas de todos os tempos, Marcel Jacob (a partir da tour, pois, além de tudo, o Malmsteen é multi-instrumentista e toucou baixo no Rising Force). Uma das músicas, inclusive, dá nome ao blog de quem vos escreve, Black Star.

Sim, o da direita é o Jeff, não uma mulher.

Sem dar tempo para recobrar o fôlego, em 1985 é lançado o álbum que viria a consolidar a posição de Malmsteen como um dos mais importantes guitarristas da história, o épico Marching Out. I'll See the Light, Tonight", "Don't Let It End", "Disciples of Hell", "I Am a Viking" e "Soldier Without Faith" são músicas, de fato, memoráveis. Um show é gravado no mesmo ano e lançado em VHS.



Em 1986 sai um dos álbuns preferidos do próprio Malmsteen, Trilogy. Quem assume os vocais é o talentoso Mark Boals, mestre da nota a5 (lá soprano), dono de grande técnica e carisma. O hit "You Don't Remember, I'll Never Forget" atinigiu no ano de 87 o 44° na Billboard.







No mesmo ano, Malmsteen sofre um grave acidente de carro que o deixa em coma por uma semana e causa um coágulo cerebral devido à força do impacto. Os nervos de sua mão direita são, então, danificados - o que poderia ter acabado com sua carreira. Após realizar uma reabilitação intensa, Malmsteen volta com tudo (inclusive nova formação) no álbum Odyssey de 1988 com ninguém menos que Joe Lynn Turner nos vocais e novamente os irmãos Johansson no teclado e bateria. Com sua habilidade única de atingir o público, Turner aumenta a acessibilidade do público mais farofeiro ao material dio virtuoso Malmsteen. Isso fica bem claro em músicas como "Heaven Tonight" e "Dreaming". Um show é gravado na antiga União Soviética sob o nome de Trial By Fire: Live in Leningrado 1989.




To be Continued...

Nenhum comentário:

Postar um comentário